Natação e o aluno autista: Inclusão também na piscina
- Daniel Carmo
- 7 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

NATAÇÃO E O ALUNO AUTISTA 🏊♂️
💙 Muito se fala inclusão escolar, no mercado de trabalho, na comunidade como um todo. Mas a inclusão também é no parque, no shopping, e porque não na piscina, nas aulas de natação.
💙 Vivemos uma época em que as informações estão sendo passadas, familiares e pessoas com autismo estão buscando cada mais saúde, qualidade de vida e inclusão nas aulas de natação em clubes, academias, escolas de natação, condomínios e centros interdisciplinares.
💙 A comunidade científica tem dado grande contribuição com estudos falando sobre os efeitos das práticas aquáticas para pessoas com autismo, corroborando com relatos e observações de pais. Benefícios no desenvolvimento motor (tônus muscular, equilíbrio, planejamento motor), cognitivo (funções executivas), emocional e social, demanda mais marcante apresentada em indivíduos diagnosticados com autismo.
💙 Diagnósticos esses cada vez mais presentes, tendo em vista as análises epidemiológicas, consequentemente um aumento da procura de matrículas de alunos com autismo em centros de ensino destinado à aprendizagem aquática e em paralelo a isso dos benefícios de uma boa estimulação aquática.
💙 Em contrapartida, vem o questionamento se esses centros, escolas de natação, clubes e academias estão preparados para atender essa demanda que cresce cada vez mais. É preciso que gestores se atentem a essa realidade latente, capacitando seus profissionais, desde a entrada na academia até o outro lado da ponta que é o profissional que atua diretamente com o aluno. Oferecer um projeto que de fato atenda às necessidades do aluno e da família, com opções de atividades que se encaixem em um processo inclusivo, seja para crianças, adolescentes e adultos com autismo. Seja ele de grau leve, moderado ou severo, todos tem o direito e possibilidades, é preciso oportunizar.
💙 Se pensarmos em inclusão, precisamos olhar que é para todos, deixa-los de fora é exclusão, incluir mas não dar atenção é segregação. Incluir é fazer com que o aluno se torne parte do meio.
Esse é o nosso desafio!
(Prof° Daniel Carmo)
Comments